Olha o Carnaval aí, gente...
05 fevereiro 2013
Entramos em fevereiro, nesta semana Rei Momo abrirá as portas da Cidade do Rio de Janeiro para o Carnaval.
E domingo, ao entrar no supermercado, me deparei com Ovos de Páscoa! Isso mesmo: ovos de Páscoa dentro do supermercado, enquanto um bloco de carnaval passava do lado de fora, e eu me lembrava que há 15 dias se via panetones em promoção!
Então, pensei em todas as datas que vivemos e “sobrevivemos” durante todo o ano. Quase uma corrida de obstáculos. Precisamos ter fôlego e eu sempre aproveito o Carnaval para recuperar o “tempo” enquanto a cidade muda de cores e sons.
Não sou um folião, nunca fui, e como livreiro, trabalhar numa livraria como a Travessa durante o Carnaval é encontrar com amigos e clientes que “fogem” da folia e aparecem para tomar um café, jogar conversa fora, comentar as últimas notícias do jornal, levar um novo livro para casa e se despedir prometendo voltar no dia seguinte. Ou fazer “hora” enquanto os filhos pequenos estão num “bloquinho” ou esperar que a rua esvazie , depois de um "daqueles" blocos que interditam vidas, para andar sossegado. Porque o Rio de Janeiro é assim: tudo se completa, tudo se mistura, tudo se comunica e todos se encontram.
Também é atender clientes que hospedam amigos ávidos por conhecer o "way of life Carioca" do anfitrião, que apresenta a seus hóspedes os “lugares que frequenta”, o seu “ barraqueiro” gente boa da praia que lhe aluga cadeiras , o garçom que sempre lhe atende no bar preferido, e a livraria acaba entrando nesse circuito de preferências, e na Travessa se sente “em casa”.
Tudo isso para falar que nesta semana e na próxima, talvez não indique apenas livros, mas como sociólogo que sou por formação, vou pesquisar algumas delícias, postar algumas fotos do Carnaval, não somente do Rio , mas do mundo e de outros tempos. E como existem belos livros sobre o tema, farei algumas sugestões para que o Carnaval possa acompanhá-los em casa, sem a confusão das ruas e dos blocos.
Aos que irão viajar, uma boa viagem! Aos que ainda não tem planos e , vez por outra, acessarem a vida “on line”, estarei por aqui compartilhando “interesses” ou na Livraria da Travessa trabalhando e recebendo amigos, encontrando leitores, gringos, curiosos e refugiados do Carnaval.
A todos foliões e não foliões : um bom Carnaval, do Bons Livros para Ler!