pesquisa refinada



pesquisando por ...

total de 14 registros encontrados (0,0033 segundos).

As portas da percepção e Céu e Inferno (Aldous Huxley)
(23/01/2024)

Seção: Livros -> Resenhas
Aldous Huxley discute a percepção humana, e a exploração da consciência além dos limites normais, por meio de drogas como a mescalina, ou por técnicas meditativas ou mesmo experiências místicas
Gênero: Filosofia;

Linguagem, Mito e Religião (Ernest Cassirer)
(03/01/2024)

Seção: Livros -> Resenhas
Segundo Ernest Cassirer, o homem vive em um universo simbólico. A linguagem, o mito , a arte e a religião são partes desse universo e correspondem aos variados fios que tecem a rede simbólica. Todo progresso humano é refinado por essa rede.
Gênero: Filosofia;

A filosofia Perene (Aldous Huxley)
(03/04/2023)

Seção: Livros -> Resenhas
Uma reunião inspirada de escritos religiosos que revela a `realidade divina` comum a todas as fés, coletada por Aldous Huxley. e em suas formas totalmente desenvolvidas tem um lugar em cada uma das religiões.
Gênero: Filosofia;

O ano que sonhamos perigosamente (Slavoj Zizek)
(30/09/2022)

Seção: Livros -> Resenhas
O livro fala sobre o ano de 2011 que pegou o mundo totalmente surpresa com uma série de eventos importantes. Manifestantes em Nova York, Cairo, Londres e Atenas saíram às ruas em busca de emancipação, obscuras fantasias destrutivas, inspiraram os p [...]
Gênero: Filosofia;,Política;

Amor (Maria de Lourdes Borges)
(30/12/2019)

Seção: Livros -> Resenhas
O que a filosofia pode nos dizer sobre o amor? Maria de Lourdes Borges, autora do livro de que falaremos hoje, chamado “Amor”, nos dá algumas importantes pistas. Platão, Sêneca, Epicuro, Kant e Hegel podem nos auxiliar a entender a essência do amo [...]
Gênero: Filosofia;

Dos Canibais (Michel de Montaigne)
(31/05/2019)

Seção: Livros -> Resenhas
Montaigne critica os critérios europeus de rotular os indígenas como “bárbaros” sob as sombras do preconceito há muito interiorizados. Ele questiona os critérios erráticos utilizados nesse julgamentos.
Gênero: Filosofia;

Missa Negra - Religião Apocalíptica e o Fim das Utopias (John Gray)
(13/03/2019)

Seção: Livros -> Resenhas
O livro se dedica à interpretação da política e da religião modernas, e sustenta o paradoxo que a política moderna explora o que há de mais arcaico e tenebroso da religião antiga e na história recente.
Gênero: Filosofia;

O Idiota (Fiodor Dostoievski)
(27/06/2016)

Seção: Livros -> Resenhas
A base do romance é Michkin, que não é um homem brilhante e atravessa a sociedade de forma simples. Mas é uma pessoa boa, honesta, ingênua. Um ser que carrega semelhanças com Cristo, e traços de Don Quixote, por isso todos o chamavam de O IDIOTA.
Gênero: Filosofia;,Romance;