Café, livros e boas notícias, em 2013
08 janeiro 2013


Todo fim de semana, acompanhando de uma xícara de café, pego o Prosa & Verso, caderno literário do jornal O Globo, e leio. Sempre confiro a "Lista dos mais vendidos", as matérias e novidades do mercado. E esta semana, compartilho a feliz notícia ao ler a coluna “Prelo” deste sábado: Leminski, meu querido poeta, terá sua poesia  completa lançada através da Editora Companhia das Letras, no próximo mês (fevereiro). A editora lançará “Toda poesia”. Fiquei realmente feliz com essa notícia pois admiro esse poeta curitibano, que infelizmente não está mais entre nós. Mas são através dessas apostas das editoras que  novas gerações de leitores poderão conhecer bons nomes da nossa literatura, enquato os "mais velhos" poderão relembrá-los em nova encadernação.

Caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre a vida de Paulo Leminski, antes de conhecer seu trabalho, fiz há alguns meses atrás a resenha do livro “Paulo Leminski: o bandido que sabia latim”, de Toninho Vaz, que escreveu uma bela biografia sobre Leminski, com a verve de quem o conheceu e conviveu com esse poeta.

Olhando a lista dos mais vendidos, “50 tons de cinza” continua em primeiro lugar no segmento Ficção. Um dia  me perguntaram por que não escrevi sobre esse livro. E devolvi : “E precisa?”. O personagem John Gray virou até camiseta de uma marca famosa, e o livro está nas mãos e nas conversas de nove entre dez mulheres.

Na lista de “Não ficção”, encontrei “Giane – vida, arte e luta”, de Guilherme Fiuza. Conversando com o autor, ele me assegurou “ a vida dele é uma história impressionante”. Peguei, já li algumas linhas e vou continuar. Assim que terminar de lê-lo, será a próxima postagem. Em 5ª posição, ainda em "Não ficção", está “A queda” de Diogo Mainardi. Esse eu já li, recomendo, estou terminando a resenha e entrará no Bons livros para ler, com toda a certeza. Mainardi fala de sua vida, de seu filho. Por ser pai, talvez isso tenha me aproximado sensivelmente desse livro. Li  com os olhos de quem ama um filho e escuta a história vivida por outro pai. Uma história de amor.

Bem, é isso. Começar um ano lendo o jornal, acompanhado de um bom café, em casa, com toda a calma...nada mal. Então, vamos todos a 2013 na companhia de Bons Livros para ler! Paz, fé e sorte para todos!




tags Editora Comapnhia das Letras, lançamentos de livros 2013, Poesia, Paulo Leminki, Paulo Lemnski: o bandido que sabia latim, Guilherme Fiuza, Diogo Mainardi

compartilhe