Os enamoramentos
Um romance que vai muito além dos tradicionais. Um livro do autor espanhol Javier Marías, com mais de dez romances, que o premiaram internacionalmente. Livros traduzidos em vários idiomas, para ser preciso, em quarenta e dois idiomas no total.
Os enamoramentos nos remete ao tema da morte e os efeitos de uma perda nos sobreviventes. Mas se o rumo da prosa vai caminhando nessa direção, uma grande reviravolta acontece. Nada é convencional no romance. Os mortos na vida dos vivos através da memória têm o seu lugar de destaque.
Marías, com certeza, estava inspirado ao escrever esse livro. O livro vai além do luto, da morte e a sua irreversibilidade. Vai além de como sofremos e como refazemos a vida. É um livro sobre dúvidas. É um livro sobre livros, dado que a protagonista trabalha em uma editora. Diversas versões dos fatos são possíveis de serem interpretadas. E caberá a você leitor dizer a melhor versão. Em algum momento, o leitor se vê em meio a uma confusão em distinguir o que a personagem pensou daquilo que de fato ouviu, viu ou sentiu, mas suas imagens complementam a história enriquecendo a trama.Uma obra que merece um lugar de especial na sua estante.