Um presente do mar
Um livro lindo, poético e criado para ser percorrido por olhares atentos e sedentos por histórias que procuram contar “como as coisas acontecem”.
Talvez o leitor encontre certa dificuldade em achar essa obra. A editora que o lançou, a Cosac& Naif, fechou suas portas em 2015, deixando uma legião de órfãos. Alguns livros ainda circulam por aí. Não sei como ficou a questão de seu rico catálogo, mas, se você encontrar algum livro dessa editora, compre. E “Um presente que veio do Mar” é uma dessas pérolas. É um livro-arte para crianças.
A história começa a partir do encontro entre uma pedra e um menino, numa praia. Ao brincar na areia, ele descobre uma pedra e a segura. E a história daquela pedra começa a ser narrada, imaginada como se ela tivesse participado ou testemunhado diferentes períodos da evolução do mundo e da humanidade.
Por meio da narrativa e das belíssimas ilustrações, quase pinturas, vemos a pedra sendo cuspida através da erupção de um vulcão; ela sendo parte de uma imensa montanha; e depois ficando submersa sob uma calota glacial... E por aí outros momentos são descritos. À medida que o menino desliza suas mãos sobre os seus contornos e observa suas reentrâncias e texturas, outras histórias sobre a trajetória dessa pequena pedrinha é contada.
Ao final, o menino põe a pedra no bolso, leva-a para casa e a coloca entre as mãos antes de guardá-la sobre uma prateleira de seu quarto. E a estória prossegue:
“Ele não sabia que a pedra ficara muito tempo no fundo do oceano ao lado de um navio naufragado. Nem que a pedra fora levada até a praia em uma noite de lua cheia.
Mas, quando o menino apertou a pedra em sua mão e sentiu seu calor, ele soube que ela era um presente, um extraordinário e maravilhoso presente do mar. ”
“Um presente do mar” é uma viagem da imaginação pelo mundo através de uma pedra encontrada a esmo. E quantos objetos que encontramos em nosso caminho que também poderiam nos despertar narrativas incríveis? E se tentássemos fazer isso e despertar em nós e nos pequenos leitores esse desejo de imaginar histórias ou refletir sobre a origem das coisas? Não seria bom?
“Um presente no mar” é um livro inteligente, lúdico, poético e de uma beleza extrema. Se for a uma livraria, compre. Se encontrar pela internet, peça.
Esse é mais um livrinho que recomendamos para sua estante.