Bons Livrinhos > Resenhas

Regras de verão

“Regras de verão”, do autor, ilustrador e cineasta australiano Shaun Tan’’, é um livro diferente. Tão diferente quanto a proposta artística do próprio autor, que ganhou o Oscar, em 2011, na categoria de melhor curta de animação por “The Lost Thing”. O curta está disponível no YouTube.

O livro com suas ilustrações imaginativas e, longe do lugar-comun ou previsível, conta a história de dois amigos que brincam juntos num último dia de verão.

O leitor é convidado a acompanhar o desenrolar da imaginação desses dois meninos, como se estivesse dentro da cabecinha deles. É fácil seguir as “pistas” das brincadeiras e, com um olhar mais atento, também perceber a criação dos “riscos” e “perigos iminentes” , para dar emoção ao roteiro, de suas peripécias totalmente fora da realidade.

Os dois meninos brincam, lutam, se desentendem, fazem as pazes, se reaproximam, lancham juntos e, ao final do dia, na última página, tudo faz sentido: eles aparecem comendo pipoca, de frente para uma TV, sentados no sofá e com vários desenhos feitos à mão, por ambos, com as ilustrações presentes no livro. Como se eles tivessem passado o dia criando, desenhando tudo e você, leitor, tivesse participado desse imenso mundo de “faz de conta”.

O que fica em “As regras de verão” é uma lição de amizade, imaginação e criatividade. Um chamado ao mundo divertido que pode existir se houver papel, lápis, ideias e um amigo para dividir e entrar na brincadeira de corpo e alma.

“As regras de verão” é um convite a ser criança e sair inventando histórias.

Por isso, esse livrinho merece um lugar na sua estante.


Data: 19 outubro 2018 | Tags: Infantil


< O menino e o foguete É hoje! >
Regras de verão
autor: Shaun Tan
editora: SM
tradutor: Denis Araki
ilustrador: Shaun Tan

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Casa das estrelas