Bestiarium Brasilis - monstros e lendas
“Bestiarium Brasilis – monstros e lendas”, do autor e ilustrador premiado Guto Lins, é uma deliciosa brincadeira, repleta de significados e descobertas.
Guto Lins nos reapresenta, de forma divertida e criativa, através de breves textos, aos principais personagens do folclore brasileiro. Lembra-se daquelas lendas brasileiras que conhecíamos em criança? Então, algumas delas estão nesse livro ilustrado em forma de brincadeira.
Bicho-papão, Boitatá, Boto, Caipora, Cuca, Curupira e muitos outros ganharam uma versão muito interessante. Todos eles são criados e montados a partir de objetos, ou parte deles, e fotografados. Em muitas montagens, conseguimos identificar um botão, um chaveiro, um prendedor de cabelo, uma concha, objetos que podem pertencer ao universo de referências de muitas crianças.
O que fica? A vontade de criar seus próprios personagens de forma criativa e improvisada. A sensação de que tudo, qualquer restinho ou sobra de alguma coisa pode servir para criar uma brincadeira ou um personagem.
Esse livro é um convite para brincar.
“Cadê o Saci
Que estava aqui?
Saiu sassaricando por aí.
Cadê o Saci
Que estava lá?
Deu um pulo ali e volta já.
Cadê o Saci?
Como é que ele é?
Tem um rodamoinho no pé.
Cadê o Saci?
Quem foi que viu?
Ninguém! Vestiu a carapuça e sumiu.”
E, assim, somos apresentados à essência de cada lenda ou personagem que encontramos ao virar as páginas do livro. As ilustrações são inspirações. A intenção é muito mais divertir e remeter ao imaginário do que definir como realmente são esses personagens que moram em nosso folclore.
A relevância desse livrinho não está apenas na forma livre e despretensiosa com a qual o autor e ilustrador torna tudo uma brincadeira, mas no mergulho das crianças nas nossas lendas, nas nossas crendices populares, ampliando a visão e o conhecimento de nossas origens, muitas vezes esquecidas entre joguinhos e smartphones.
Fica aqui a nossa sugestão divertida e criativa: “Bestiarium Brasilis – monstros e lendas” é um livrinho que merece um lugar na sua estante.