Livros > Vídeos

O poder e o delírio

Enrique Krauze, para aqueles que não o conhecem, é um intelectual de ponta no cenário intelectual mexicano, jornalista, ensaísta e historiador. Seu livro “O Poder e o Delírio” não é uma biografia de Chavez, é mais do que isso. É uma biografia da Venezuela incluindo o fenômeno Chavez nas décadas em que foi presidente daquele país.

No livro, Krauze reconhece alguns pontos positivos de seu legado. A incorporação dos mais pobres e a melhoria da qualidade de vida por meio das políticas sociais conhecidas como as “missiones.”  “Mas foram concebidas como ações clientelistas, populistas, missões de compra de votos, apoiadas em uma excelente estratégia publicitária.”( pg 83)

Mas, também ressalta os prejuízos Chavistas, como a democracia fragilizada perseguindo seus oponentes através de processos judiciais. A Reforma da Suprema Corte onde só os apoiadores controlavam todas as instâncias do judiciário.

O Chavismo é uma ideologia e um discurso político centrados na personificação da “vontade geral da nação” e a oposição foi esmagada nesse processo. Violência contra opositores, como foi o caso de Antonio Ledesma eleito democraticamente, mas que foi impedido de entrar na prefeitura, pelas milícias pró-Chavez.

"O poder e o delírio" é certamente uma obra que merece um lugar de destaque na sua estante e no nossa canal no YouTube.

 

 

 

 


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Política


< A indenização A nascente >