Livros > Resenhas

Elon Musk – Como o CEO bilionário da Space X e da Tesla está moldando o nosso futuro

Vocês já ouviram falar de Elon Musk? Não? Fiquem tranquilos. Gostaria de compartilhar minha ignorância com todos vocês. Nunca soube de sua existência. Quando este livro chegou às minhas mãos, devo dizer que não me disse nada. Peguei na livraria só para dar aquela tradicional passada de olhos. Não consegui parar e, o pior de tudo, já estava com vontade de ir embora da loja e começar a leitura.

 

Para que vocês tenham uma ideia, Elon Musk reside nas regiões olimpianas dos grandes inventores, tais como Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes, Steve Jobs e muitos outros que não me vêm à mente agora. Esse homem está por trás de diversas invenções, como o PayPal. Para quem não é muito chegado em tecnologias, o PayPal é um sistema pioneiro de pagamentos online. Ele guarda os dados pessoais e bancários dos usuários, que podem fazer pagamentos a crédito, utilizando, além dos computadores, aplicativos em celulares e tablets. Não é necessário utilizar cartões, códigos de token ou digitar senhas. Basta informar o e-mail e a senha do PayPal e efetuar sua compra. Quem inventou esse sistema? Elon Musk, o biografado.
 
 
Outra invenção relevante desse visionário foi a Tesla Motors. Vocês já ouviram falar? Não se sintam mal. Eu também não. Confesso que não é meu assunto predileto, pois nem sei dirigir. Quando falamos em veículos elétricos, geralmente, pelo menos nas conversas com amigos meus, todos mostram certo ceticismo a respeito. Pois bem, todos são unânimes em dizer que carro elétrico não é carro. Uma companhia da Califórnia chamada Tesla Motors está ganhando espaço no mercado. Revolucionando o mundo dos carros elétricos, apresentando veículos luxuosos com desempenho e design invejáveis, além de serem totalmente seguros e com muita tecnologia. O que deixa as grandes multinacionais de queixo caído é a autonomia de funcionamento desse carro.

 

Segundo o homem forte por trás da montadora, o bilionário Elon Musk, a energia elétrica será, dentro de pouco tempo, a principal fonte de energia dos veículos automotores (e também de nossas casas), superando a supremacia dos combustíveis fósseis. Para que vocês tenham ideia, as baterias do carro utilizam as mesmas células de íon de lítio que o seu notebook tem na parte traseira. E os computadores de bordo trazem telas de mais de 17 polegadas para que você controle praticamente todos os aspectos do veículo, como ar condicionado, rádio, GPS, tendo controles até sobre as marchas e a suspensão do carro. Tudo pode ser acessado ali.

 

O Roadster foi o começo do projeto. O Tesla Model S representa, segundo Elon Musk, o segundo passo da Tesla Motors em seu plano de crescimento. Enquanto o Roadster foi uma introdução ao mercado, o “S” vem para ser uma afirmação da empresa, sendo, atualmente, o seu principal produto.

 

Vocês já ouviram falar da Space X? Não? Como vocês estão atrasados. Fiquem tranquilos que eu também nunca havia sequer ouvido falar e muito menos sabia para que servia. Elon Musk sempre teve um sonho na cabeça de colonizar o planeta Marte. Até aí muitos já sonharam com isso. Hollywood e seus filmes de ficção científica já projetaram como seria uma possível colonização daquele planeta. O filme mais recente é com Matt Damon. Ele vive o astronauta Mark Watney, que é enviado a uma missão em Marte, acaba se perdendo após uma tempestade severa e é dado como morto e abandonado pelos colegas, acordando acorda sozinho e perdido, sem saber como viver e retornar à Terra.

 

Desde que o governo americano retirou seu apoio à exploração espacial, surgiu um visionário chamado Elon Musk, que criou a Space X. Ocorreram vários desacertos e fracassos, como tudo que envolve a criação de uma empresa, afinal não precisamos ser engenheiros espaciais para saber que foguetes são caros, complexos e altamente dependentes de engenheiros excelentes.

 

Após alguns anos em pesquisa juntamente com o engenheiro Tom Mueller, vice-presidente de desenvolvimento de propulsão, em 2015, ou seja, ano passado, o foguete Falcon 9 realizou com sucesso o pouso do primeiro estágio numa plataforma em Cabo Canaveral. O retorno foi tão bem-sucedido e os custos foram baixos, comparados aos lançamentos da Nasa, que o foguete voltou intacto e podendo ser reutilizado.

 

O objetivo do lançamento era transportar 11 satélites à orbita baixa da Terra. Esse lançamento completou uma rede de 17 satélites, que fornecerá serviços de mensagens entre máquinas, entre varejistas e navios de contêineres.

 

Quais a lições que podemos tirar disso? A iniciativa privada, através da Space X, poderá ocupar um lugar de ponta na conquista do espaço. Com custos menores.

 

Para completar o mundo das inovações, Elon Musk, tornou-se sócio da “Solar City”, a maior instaladora de painéis fotovoltaicos dos Estados Unidos. O sol, como sabemos, é uma fonte infinita de energia ainda inexplorada. Os painéis solares cobrindo telhados sempre foram ineficientes por causa de nuvens extensas. Pois bem, os novos painéis da “Solar City” são do mesmo tamanho dos painéis tradicionais, mas produzem 30 a 40% mais de energia, com o detalhe de uma tecnologia que faz o produto muito mais barato e acessível a todos.
 
 
A ideia de falar sobre os inventos de Elon Muski em um primeiro momento é mostrar a sua relevância de um grande inventor. Coisa que muitos desconhecem. E o autor Ashlee Vance, com sua narrativa fluida, traça muito bem a personalidade desse menino prodígio.

 

O objetivo principal dessa biografia do jornalista Ashlee Vance sobre Elon Musk é claro: mostrar a importância do empresário e a história de todas as realizações por trás de cada “startup” em que ele esteve envolvido. Para quem não sabe, o termo “startup” começou a ser usado na época que chamamos de bolha da internet, entre 1996 e 2001. O termo significa um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente, com objetivo de fazer dinheiro. “Startup” sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. No caso de Elon Musk, sua filosofia é clara: por mais absurdas que as metas sejam, no momento em que se acredita nelas, tente alcançá-las. É por aí.

 

O autor usa a história desse “homem de ferro” para explorar uma das questões prementes do nosso tempo: pode uma nação de inventores e criadores que liderou o mundo moderno por um século ainda competir em uma época de competição global feroz? A resposta não vem apenas de papo furado, vem da sua força empreendedora, vem de seus inventos.

 

Mais do que qualquer outro empresário hoje, Musk tem dedicado as suas energias e sua vasta fortuna para inventar um futuro que é tão rico e de grande alcance como os visionários da idade de ouro da ciência-ficção de fantasia. O livro é um incentivo, traz oxigênio criativo e oferece um olhar sem precedentes sobre a vida de um homem notável de negócios, considerado como um dos mais audaciosos do Vale do Silício.

 

Escrito com acesso exclusivo a Musk, sua família e seus amigos, o livro traça sua jornada de uma educação difícil na África do Sul para sua ascensão ao topo dos negócios. Aslee Vance passou mais de cinquenta horas em conversas com Musk e entrevistou cerca de trezentas pessoas para contar as histórias tumultuosas de empresas que mudaram o mundo e pintar o retrato de um homem complexo que renovou a indústria americana e provocou novos níveis de inovação na indústria. E, claro, mostrar os inimigos que foram criados ao longo de sua jornada.

 

Em um momento em que as empresas americanas estão mais interessadas em perseguir lucros fáceis do que assumir riscos ousados em nova tecnologia radical, Elon Musk se destaca como o único homem de negócios com dinamismo e visão suficiente para enfrentar e até revolucionar três indústrias ao mesmo tempo.

 

Ashlee Vance é o biógrafo que nos induz a pensar que o sucesso empresarial é um anúncio de um retorno à ambição original que fez da América uma potência econômica e intelectual. Uma biografia brilhante de um homem que mudou a indústria de tecnologia de maneira dramática e que nos oferece quais as mudanças que vêm pela frente.

 

Um livro no qual eu não levava a menor fé. E com o qual aprendi tanto.

 

Esse livro merece um lugar de destaque na sua estante.


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Biografias


< O perseguidor Os irmãos Karamázov >
Elon Musk – Como o CEO bilionário da Space X e da Tesla está moldando o nosso futuro
autor: Ashlee Vance
editora: Intrínseca
tradutor: Bruno Casotti
gênero: Biografias;

compartilhe

     

você também pode gostar

Vídeos

Um leão chamado Christian

Resenhas

Aparecida

Resenhas

Minha Luta 1: A Morte do Pai