Ter um patinho é útl
“Ter um patinho é útil”, da autora e ilustradora Isol, é um livro para uma turminha bem pequena. Desses livrinhos para pegar e contar. E temos uma surpresa: são dois livrinhos num só!
“Ter uma patinho é útil”, antes de tudo, é uma ideia simples e sensacional ao mesmo tempo. Você pega o livro e lê sobre a relação de uma criança, um menino, com o patinho. O menino brinca com o patinho e inventa algumas brincadeiras, até o momento em que ele deixa o patinho na banheira com água e, quando a água vai embora, o patinho serve como tampão.
E aí vem a surpresa: ao fechar a capa do livro, começamos outro: “ Ter um menino é útil”, sendo este a visão do patinho sobre as brincadeiras do menino. Quando a história contada pelo patinho chega ao fim, ele não virou um tampão, como na versão do menino, ele encontrou um lugar para dormir. Ou seja, é ensinar à criança o conceito de “ponto de vista”. Uma mesma história abordada por dois diferentes ângulos, o do menino e o do patinho.
O projeto gráfico permite que o verso de um livro contenha a outra história, em formato sanfonado.
Enquanto, para o menino, ter um patinho é bom para brincar de sentar nele e pular, para o patinho ter um menino é bom porque ele faz “massagem” em suas costas.
De uma forma alegre e bem-humorada, é mostrado que toda história pode ter duas ou mais versões, de acordo com quem conta.
Tanto o menino quanto o patinho têm a oportunidade de contar sua versão dos fatos, e assim é o mundo.
“Ter um patinho é útil” é uma historinha simples em uma proposta singular. Vale pela criatividade e a mensagem direta que fica: escute os dois lados das histórias. Sobre um mesmo fato, existem diferentes versões. Isso vale para todos.
Esse é um livrinho divertido e bem-humorado que merece um lugar na sua estante.