Livros > Vídeos

Vida e Destino

O Livro “Vida e Destino” de Vassili Grossman não pode ser comparado a Tolstoi. Tolstoi não viu as guerras napoleônicas, assim como Jonathan Littel, em seu livro “As Benevolentes”, também não presenciou nada referente à Segunda Guerra Mundial. No entanto, Vassili Grosman assistiu a tudo, desde o primeiro momento em que os alemães pisaram em solo russo, até Stalingrado, e finalmente em Berlim.

A natureza destrutiva do passado soviético é abordada, especialmente, na morte de milhões de camponeses durante o período da coletivização forçada e nos expurgos que atingiram o seu clímax em 1937. Essa natureza totalitária da sociedade soviética, como já foi dito, é explorada através de analogias. Russos e alemães são apresentados como dois polos de um imã. “Vida e Destino”, de Vassili Grossman, é um livro que nos traz a reflexão para os tempos atuais. O nacionalismo parece que anda se espalhando pelo mundo afora.

Na Europa, no Oriente Médio, na América do Sul, e todos trazendo uma marca. O Estado, o Partido, a ideia de Nação. Estaremos repetindo essa tragédia?

E o que emociona de fato neste livro é Vassili Grossman. Uma honestidade intelectual capaz de produzir um livro brilhante. Um autor que merece um lugar de destaque na sua estante.

“Vida e Destino” é um livro que precisa ser lido por todos.  


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Romance


< O Estrangeiro Tirza >
Vida e Destino
autor: Vassili Grossman
editora: Alfaguara
tradutor: Irineu Franco Perpetuo

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Um, nenhum e cem mil

Resenhas

Esgoto

Resenhas

A Rainha Ginga