Livros > Vídeos

Submissão

 

França, 2022. Depois de um segundo turno acirrado, as eleições presidenciais são vencidas por Mohammed Ben Abbes, o candidato da chamada Fraternidade Muçulmana. Carismático e conciliador, Ben Abbes agrupa uma frente democrática ampla. Mas as mudanças sociais, no início imperceptíveis, aos poucos se tornam dramáticas.

François é um acadêmico solitário e desencantado, que espera da vida apenas um pouco de uniformidade. Tomado de surpresa pelo regime islâmico, ele se vê obrigado a lidar com essa nova realidade, cujas consequências — ao contrário do que ele poderia esperar — não serão necessariamente desastrosas.

O livro "Submissão", de Michel Houellebecq, é quase um case literário, pois foi lançado na época dos atentados aos integrantes da revista Charlie Hebdo.

Comparado a "1984", de George Orwell, e a "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley, Submissão é uma sátira ao Iluminismo Francês, ao secularismo e à decadência da França. Um obra precisa, devastadora, sobre os valores da nossa própria sociedade.

É um dos livros mais impactantes da literatura atual, que com certeza merece um lugar de destaque na sua estante.


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Sátira


< Senhor das Moscas Crime e castigo >
Submissão
autor: Michel Houllebecq
editora: Companhia das Letras
tradutor: Rosa Freire D'Aguiar

compartilhe

     

você também pode gostar

Vídeos

O mestre e margarida

Resenhas

Todo Terrorista é um Sentimental

Resenhas

Submissão