Bons Livrinhos > Resenhas

Onda

Sugerir “Onda” pode parecer repetitivo, mas esse livro, que já se tornou um clássico reconhecido pelo mundo, deve constar entre os bons livros da sua estante, com ou sem crianças em casa.

“Onda”, da escritora e ilustradora Susy Lee, é uma obra que nasceu sem fronteiras. Não depende do entendimento ou domínio de nenhum idioma, pois transcende a palavra e nos leva direto ao ponto, que neste caso é a emoção simples e inocente de uma criança, uma menininha que brinca com as ondas num dia de sol.

A curiosidade pelo mar, os pés molhados, a vontade de entrar na água e o receio de não conseguir fugir das ondas. Uma criança diante de uma imensidão azul  a descobrir, o prazer de brincar com a água, de correr com as espumas, até a surpresa de ser engolida por uma onda. O susto e a percepção da natureza simples das coisas.

Tudo isso é captado e traduzido através das ilustrações de Suzy Lee, que trabalha com azul e variações do branco ao preto. Seu traço expressivo conduz a narrativa que nos cativa por sua simplicidade e naturalidade.

Todos nós já tivemos nossos dias na praia. Dias de luz, maresia, ventos, areia, “caldos” e boas lembranças.

Ao passar as páginas, podemos intuir e sentir o vento batendo, os rumores das ondas, o barulho do mar chegando à praia, a textura e as diferentes temperaturas da areia e tantas outras referências que podem servir como uma brincadeira durante a leitura silenciosa deste livro que remete a tantas percepções.

“Onda” é um livro para crianças. Mas, certamente, um livro também para os adultos e seus dias memoráveis de infância e praias.

Segue um link da editora Cronicle Books para entrar no clima: 

Sobre a autora:

 

Fonte: http://brazilkorea.com.br/suzy-lee-livros-escolas-brasileiras/

Autora, escritora e ilustradora, Suzy Lee, artista sul-coreana, representa um dos nomes mais consagrados no meio literário contemporâneo no gênero de livros-imagem, possuindo cinco de suas obras lançadas no Brasil: OndaSombraEspelhoA Trilogia da margem e Abra este pequeno livro.

Seus livros trazem ilustrações como a principal porta-voz de sua narrativa, impulsionando uma leitura de múltiplos significados aos leitores. O livro Onda, premiado pelo New York Times como o melhor livro ilustrado para crianças e agraciado com uma medalha de ouro pela Sociedade de Ilustradores Americanos, está entre as recomendações do Plano Nacional da Leitura no Brasil.


Data: 25 outubro 2016 | Tags: Infantil


O pote vazio >
Onda
autor: Suzy Lee
editora: Cosac & Naify, Cronicle Books
ilustrador: Suzy Lee

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Casa das estrelas