Bons Livrinhos > Resenhas

Dez patinhos

Em “Dez patinhos”, da escritora e ilustradora Graça Lima, a leitura vira uma brincadeira, o livro vira um brinquedo e tudo fica mais fácil e gostoso, até mesmo porque há um anexo, ao final do livrinho, que é uma página-tabuleiro para abrir e jogar. Tudo de bom.

 

A historinha é simples e bem fácil de puxar a participação dos pequenos leitores. Tudo começa com nove patinhos que juntos nadavam ao sol. À medida que o livrinho avança, cada patinho se vê envolvido com outro objeto, algo para resolver ou outra coisa para fazer. E assim vamos contando as aventuras de cada patinho: um resolveu se secar ao sol, outro prendeu o pé num chiclete e parou para resolver a situação quando fugia de um gato, um deles se escondeu num buraco, até que todos os nove, depois de um dia de estripulias, voltam para casa, mas ganham um vizinho que correu para o ninho deles. O novo amiguinho é acolhido e agora são dez patinhos no lar.

 

O que existe de bom nessa história? Tudo. A ilustração dos patinhos, que é linda, bem infantil e próxima desse universo dos pequenos; a contagem dos patinhos, que apresenta os números de forma divertida; as aventuras e os perigos que devem ser observados; as opções de cada um; a volta para casa e, por fim, a inclusão de uma novo patinho aumentando a turma.

 

“Dez patinhos” é um livro para a gente pequena começar a se acostumar com números, redução e acréscimos. Fica a sugestão gostosa e leve para esse primeiro contato com a vida numérica.

 

Que seja uma experiência divertida!

 

Sobre a autora e ilustradora

 

Fonte: http://capaduraemcingapura.blogspot.com.br/

 

Graça Lima é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, fez o Mestrado em Design na PUC-RJ. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ – Feira Nacional do Livro Infantil e Juvenil – Prêmio Luís Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio “O melhor para o Jovem”.

 

A autora ficou entre as finalistas do prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu este prêmio na categoria Ilustração em 1982, 1984 e 2003.

 

Fora do Brasil, recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais, como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha; o Catálogo da Feira da Bratslávia e o Catálogo “Brazil, a bright blend of colours” feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros.

 

 

 


Data: 25 outubro 2016 | Tags: Infantil


< O pote vazio
Dez patinhos
autor: Graça Lima
editora: Companhia das Letrinhas
ilustrador: Graça Lima

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Casa das estrelas