Bons Livrinhos > Resenhas

A princesinha medrosa

“A princesinha medrosa”, texto e ilustrações de Odilon Moraes, é uma obra delicada e preciosa. Desde sua publicação, em 2002, tem arrebatado prêmios importantes e o reconhecimento do público adulto e infantil. Essa história começa assim:

“Era uma vez uma princesinha que tinha muito medo do escuro”.

Esse é o ponto – o medo. O medo infantil abordado de forma delicada, sutil e imaginativa. Quantos de nós já não vivenciamos o pânico de dormir no escuro e nos tornamos reféns de um medo desproporcional? Mas é assim que os medos surgem. Alguns são inexplicáveis.  Com o tempo, eles passam. Apesar de conhecer muito adulto que evita dormir no escuro. Dizem que não é medo. Tudo bem.

A princesinha, protagonista dessa história, mora num castelo onde todos os seus pedidos são atendidos por seus criados e conselheiros. À medida que o medo do escuro cresce, tudo começa a ser feito para que ele desapareça. Para que a princesinha se sinta segura, todos os moradores do reino começam a se adaptar e atender às suas ordens. E ela ordena que todo o reino fique sempre acesso, que o Sol brilhe o tempo todo, perdendo assim o brilho das estrelas e a noção de quando era dia e quando era noite.

E a partir desse primeiro medo, o medo do escuro,  outros medos começam a surgir e ganhar voz forte,  como: o medo de ficar sozinha, de passar necessidades, de ser abandonada por todos. Tudo isso faz surgir a necessidade de controlar tudo e todos. E a Princesinha que sentia medo do escuro se envolve, pouco a pouco, num mundo de pequenas aflições e pavores sem fim.

Um dia, ela se perde de sua comitiva num passeio e encontra um menino a relaxar à beira de um rio. Juntos brincam. Ela volta sozinha para casa, e uma mudança começa a acontecer na vida da pequena Princesinha Medrosa.

Esse livro é um bom começo para falar sobre o medo com os pequenos e mostrar a essa turminha como podemos ficar longe desses sentimentos negativos e usar a imaginação para driblar nossos pequenos incômodos, tomando o comando de nossa vida e transformando-a em algo saudável e positivo. Vencer nossos medos é um desafio. Aprender a superá-los é uma vitória pessoal do autoconhecimento sobre as adversidades. E a vida é repleta delas.

“A princesinha medrosa” é, antes de tudo, uma história poética. E a poesia está no encanto das escolhas simples que podemos fazer ao buscar a desmistificação de nossos medos, muitas vezes criados e alimentados por nós. Uma história que mostra como podemos interferir positivamente no universo secreto dos medos se aprendermos a brincar com a vida. Sem pânicos, sem querer controlar tudo, apenas vencendo nossos  próprios receios internos.

E a pergunta que sempre me faço ao ler uma obra infantil inteligente, poética e delicada é: “Não seria indicada também, como um belo presente, para adultos?”. Fica a sugestão para nossos pequenos leitores. E grandes também.

 

 

 


Data: 01 novembro 2017 | Tags:


< Dez patinhos
A princesinha medrosa
autor: Odilon Moraes
editora: Jujuba Editora
ilustrador: Odilon Moraes

compartilhe